Homepage / Serviços / Dor Orofacial e DTM

Dor Orofacial e DTM


Section Heading

//www.sbsmiles.pt/wp-content/uploads/2018/09/atm.jpg

A Dor Orofacial e Disfunção Temporomandibular (DTM) é a especialidade que procura alavancar e estimular conhecimentos que melhor auxiliem no correto diagnóstico e respetivo tratamento de patologias orais.

 

O que é a DTM?

A Articulação Temporomandibular corresponde à estrutura que liga a mandíbula (queixo) ao crânio (têmpora) e recebe o nome de Articulação Temporomandibular. Essa articulação é formada por diversas estruturas como tecidos ósseos, disco articular, músculos, ligamentos, cápsula articular, entre outras estruturas, apresentando um denso suprimento sanguíneo e nervoso. Além disso, é uma articulação bilateral que funciona como uma unidade única, ou seja, a articulação direita não pode mover-se independentemente da esquerda, e vice-versa.

Quando essa articulação não funciona corretamente, pode limitar a abertura da boca e são produzidos estalidos (cliques) e crepitações (barulho como se existisse areia nos ouvidos), associados normalmente a dor.

O equilíbrio destas estruturas pode ser estabelecidos através de diversas técnicas, desde Fisioterapia, Psicoterapia, Equilíbrio Oclusal, Goteiras Oclusais e Artrocentese.

ATENÇÃO: O pedido de agendamento não compromete uma data ou hora em específico, pois depende da disponibilidade de agenda da clínica dentária.